José Joelson Pimentel de Almeida

José Joelson Pimentel de Almeida

Prof. Doutor

Publicações

ALMEIDA, José Joelson Pimentel. Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aulas de matemática. São Paulo/ Campina Grande: LF/ Eduepb, 2016.

ALMEIDA, José Joelson P.; DANTAS FILHO, F. F. (Org.) Itinerários de pesquisas em ensino de Ciências e Educação Matemática: volume 1. 1. ed. Campina Grande: Eduepb, 2019. v. 1. 296p

ALMEIDA, José Joelson P. . Sobre situações e contextos. In: Vinício de Macedo SANTOS. (Org.). Matemática na escola de nove anos: dúvidas, dívidas e desafios. 1 ed.São Paulo: Cengage learning, 2014, v. , p. 87-100.

ALMEIDA, José Joelson Pimentel. Gêneros do discurso como forma de produção de significados em aulas de matemática. Salvador: IF-UFBA, 2012. (Tese de Doutorado)

ALMEIDA, José Joelson P. ; SILVA, Rita de Cássia J. ; ANDRADE, Silvanio de . Matemática na educação infantil: o campo geométrico, grandezas e medidas. In: Rita de Cássia J. Silva. (Org.). Matemática na educação infantil. Matemática na educação infantil. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, v. , p. 103-143.

DINIZ, J. M. S. R.; ALMEIDA, José Joelson P. A constituição de um clube de matemática por meio da teoria da atividade. In: J. J. P. ALMEIDA; F. F. DANTAS FILHO. (Org.). Itinerários de pesquisas em ensino de ciências e educação matemática. 1ed.Campina Grande: Eduepb, 2019, v. 1, p. 167-200.

SILVA, Noemita Rodrigues; ALMEIDA, José Joelson P. Modelagem matemática: uma alternativa metodológica para o ensino básico. Research, Society and Development, v. 8, p. 4083805, 2019.

SOARES, Luciano Gomes; ALMEIDA. José Joelson P. Possibilidades didáticas e pedagógicas do uso da imagem virtual no ensino de matemática: um estudo envolvendo semiótica em uma fanpage e livros didáticos. In: Eliel Constantino da Silva. (Org.). Ensino Aprendizagem de Matemática. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2019, v. 1, p. 14-25.

SILVA, Matheus Marques; ALMEIDA, José Joelson P. Considerações sobre representações semióticas no estudo de geometria no ensino fundamental. In: Poisson. (Org.). Educação no Século XXI – Volume 39 – Matemática, Química, Física. 1ed.Belo Horizonte: Editora Poisson, 2019, v. 39, p. 43-50.

LIMA, André Ferreira; ALMEIDA, José Joelson P. Do sensível às ideias: uma proposta de ensino de geometria, dos aspectos empíricos aos dedutivos. Principia (João Pessoa), v. 1, p. 111-120, 2015.

ALMEIDA, José Joelson P.  e outros. Reflexões sobre o uso de gêneros do discurso em aulas de matemática. In: XV EBRAPEM – Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2011, Campina Grande. Anais…, 2011.

ALMEIDA, José Joelson P. Desregulação da educação e formação contínua de professores. Educação Matemática em Foco (UFPB), v. 1, p. 2-4, 2010.

ALMEIDA, José Joelson P.  e outros. Gêneros do discurso em aulas de Matemática no Ensino Médio. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática – X ENEM, 2010, Salvador. Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, 2010.

ANDRADE, Silvanio e ALMEIDA, José Joelson P.  Matemática na Educação Infantil. In: BRENNAND, Edna G. G.; BEZERRA, Lebiam T. S. (Org.). Trilhas do aprender. João Pessoa: Editora Universitário / UFPB, 2009, v. 5, p. 10-49.

ALMEIDA, José Joelson Pimentel. Formação contínua de professores: um contexto e situações de uso de tecnologias de comunicação e informação. São Paulo: FE-USP, 2006. (Dissertação de Mestrado)

ALMEIDA, José Joelson P. Formação contínua de professores: um contexto e situações de uso de tecnologias de comunicação e informação. In: III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006, Águas de Lindóia. III Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2006.

ALMEIDA, José Joelson P.  Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática com o Uso de Tecnologias em um Contexto Escolar. In: IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática – IX Ebrapem, 2005, São Paulo. Anais do IX Ebrapem, 2005.

ALMEIDA, José Joelson P. Um contexto de desenvolvimento profissional de professores de matemática com o uso de tecnologias. In: III Semana da Educação, 2005, São Paulo. III Semana da Educação: educação é cultura, cultura é educação? São Paulo : FE-USP, 2005.

Pesquisar no Blog